quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tese de doutorado =] Doutora Castanha

A verdade nua e crua.

Nunca minta para uma sacerdotisa da Velha Religião. Temos o poder de saber quando estão mentindo pra nós, mas eu particularmente prefiro omitir os nomes.

Tem o mentiroso babaca que mente por diversão. Aquele que fala coisas babacas, tipo os meninos da minha classe. Eles falam coisas impossíveis na maior cara-de-pau e dizem que é verdade.

Tem o mentiroso nao-tô-nem-aí que mente pra todos e dane-se o resto, mente pros pais pra sair de casa, e afins. /esse também conheço.

O mentiroso anjinho é aquele que para a família é um amor, mas basta sair de casa que vira um furação. Ou também o anjinho oposto que dentro de casa é que vira furacão. /conheço bem, vivo com um.

Existe também um outro tipo, o mais brutal que todos juntos. O mentiroso invejoso. Esse sim. É aquela pessoa com o ego alto demais que não pode ver outros nos holofotes, ele despreza qualquer crítica e nem aceita que elogiem outros: só e somente ele. Mas, o mentiroso descrito aqui, é o pior de três níveis: ingênuo, precoce e maníaco. O maníaco também é subdividido em dois níveis: impulsivo e fatal, mas isso veremos depois.
Seguem as definições:
Ingênuo --> No geral, crianças com invejas bobas como quem tem o melhor brinquedo, o melhor super-herói, mais gibis, quem fez a viajem para o lugar mais longe... A criança muitas vezes, sempre quer o melhor então mente dizendo que têm.\
Precoce --> Normalmente adolescentes na faixa de 11 à 15 anos. Nessa fase eles mentes mais sobre namorados, principalmente as garotas. Quem já ficou com o cara mais velho, quantos namorados teve, quem tem a melhor e mais cara roupa, festas que freqüentou. Também começam as fofocas, o disse-me-disse natural. O conteúdo da mentira começa a ficar mais sério.
Maníaco impulsivo --> "Mentiroso invejoso maníaco impulsivo". O nome já diz: ele têm inveja de tudo, ou quase tudo, e mesmo que não queira começa a mentir compulsivamente, sobre todos os assuntos, com o conteúdo da mentira ficando cada vez mais forte.
Maníaco fatal --> "Mentiroso invejoso maníaco fatal". Cuidado. Se afaste. Zona de Perigo. Quarentena. Caia fora. Xô Satanás. O tipo de mentiroso mais raro, e como o nome: fatal. Esse mentiroso, não agüenta ver o sucesso do outro e quando qualquer pessoa chega dizendo o que conseguiu fazer, ele te joga no lixo enfiado em papel celofane dizendo coisas do tipo: "sério? Eu já sabia disso há um século". O fatal pode agir de várias formas: pode se portar como um psicopata, iludindo você para que realmente acredite nele, pode agir até inconscientemente, ou só pra irritar mesmo. E acredite: irrita.
A T E N Ç A O :
Para o resto da população: cuidado. A partir do momento em que um fatal faz de seu objetivo, te irritar, você corre um grave risco de perder a cabeça.
Eu sei, já aconteceu comigo.

4 comentários: